A Holanda é conhecida, também, por utilizar a bicicleta como meio de transporte, tanto para o trabalho, quanto para o lazer. As bicicletas fazem parte da cultura daquele país. Vamos pedalar pelas espetaculares ruas da cidade?
Ao lado da Centraal Station tem uma loja de locação de bikes, no subsolo. Esse é, então, o primeiro passo para o turista que deseja alugar uma bicicleta: ir até lá, deixar os dados pessoais e uma quantia maior que o valor da locação(como se fosse uma caução), e essa quantia será devolvida na entrega das bicicletas.
Vamos lá…!!!!! >>>> Passeio de Bike por Rotterdam.
As ciclovias são todas sinalizadas. Sem falar que o metrô, carros, pedestres, todos respeitam os ciclistas.
Passamos ao lado da “Biblioteca Central de Rotterdam”, inaugurada em 1983 e de arquitetura inovadora.
Esse prédio, logo abaixo, que estamos passando em frente é o da “Prefeitura de Rotterdam”. É um dos poucos prédios antigos da cidade. Ah!! Aqui na Holanda você pode casar na Prefeitura. A Nádia casou aqui nesse prédio que parece um castelo “Ela pode dizer que casou em um castelo”..ehehehehe…
E lá vamos nós, pedalando……
Hora de atravessarmos a “Ponte Erasmusbrug” (Ponte Erasmus), apelidada de “cisne”, cartão postal da cidade: A ponte tem 800 metros de comprimento, 139 metros de altura presa a 32 cabos.
Estava um pouco frio e ventava no momento que passamos de bike pela ponte. Mas nada atrapalhou o passeio… =)
Seguimos em frente: >>>>>>>
Do outro lado da ponte tem o Hotel New York, à beira do Rio Nieuwe Maas. Ao chegarmos lá, era quase meio dia e encostamos as nossas “magrelas” e fomos ao terraço que fica cheio de turistas. Degustamos um bom vinho e uma deliciosa macarronada..Hummm!!!
Na volta, aproveitamos para apreciar e registar a vista de cima da “Ponte Erasmus”. Lá embaixo fica o Rio Nieuwe Maas, um canal do rio Reno.
Vamos pedalar mais??….é só nos acompanhar no próximo Post!!!!!!