Hora de partir de São Luís até um dos destinos mais cobiçados do Brasil e do mundo: o Parque dos Lençóis Maranhenses. O Parque é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região nordeste do estado do Maranhão. Criado em 1981, os lençóis integra a Rota das Emoções. O território do parque, com uma área de 156.584 mil hectares, está distribuído pelos municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão. O parque foi criado com a finalidade de proteger a flora, a fauna e as belezas naturais, existentes no local. Os Lençóis Maranhenses fica localizado no noroeste do Maranhão e a 260 km da capital São Luís.
Partimos de São Luís de carro no início da tarde e levamos aproximadamente quatro horas até a cidade de Barreirinhas, uma das cidades que é porta de entrada ao Parque dos Lençóis Maranhenses. Existem três principais portas de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão. São aproximadamente 260 km de distância até Barreirinhas. Seguimos pela BR-135, MA-402 (passando pelas cidades de Bacabeira; Rosário; Axixá e Morros) e trecho da MA-225.
Chegamos a noite em Barreirinhas, ainda deu tempo ir até a Avenida Beira Rio, pois é lá que fica localizado os bares e restaurantes da cidade e saborear uma boa comida a beira do Rio Preguiça. Noite agradável e clima gostoso.
Ficamos hospedados em um lugar super bacana. São chalés no condomínio Roseana. As casas são mobiliadas e uma área muito agradável. Tem piscina e um píer de acesso ao Rio Preguiça.
Dia de conhecer os Lençóis. A saída por volta de 8:00 em uma lancha guiada pelo piloto que também é o guia. Saímos pelo píer de onde estávamos hospedados. O bom de ir em lancha, é que vai parando nos lugares, nas praias e conhecendo diversos pontos belíssimos, sem falar nas dunas gigantes.
Nossa primeira parada foi na tenda dos macacos em Vassouras. Região com rio, dunas e mangues. Tem várias barraquinhas de palhas que vendem mimos e artesanatos da região. A grande atração dessa parada são os macaquinhos que estão por todo lado e andando pelo meio dos Turistas. Há placas comunicando que é expressamente proibido alimentar os animais.
Fomos as Praias do Caburé e povoado Mandacaru. Aproveitamos para andarmos de quadriciclo. Foi super bacana. O passeio durou cerca de 1h. A gente mesmo pilota pela orla, e naquela velocidade, a sensação de liberdade é encantadora. Durante o passeio pudemos ver o Parque de energia eólica. O local, pela qualidade e incidência dos ventos, tem forte potencial nesse setor.
Partimos para última parada no município de Atins. É um vilarejo de pescadores do município de Barreirinhas. Se localiza na foz do rio Preguiças onde se encontra com o Oceano Atlântico. A vila é rodeada praias, dunas e lagoas de águas cristalinas que se formam durante o período chuvoso. Sentamos um pouco em um barzinho de palha onde o Wi fi custava 4,00, esse era o aviso na parede…ehehehehe…Pedimos um peixe “da hora”, com uma vista belíssima, quase deserto. Um Lugar rústico e encantador que merece bis.
Um lugar maravilhoso. Vale a pena conhecer os Lençóis Maranhenses! 🙂